Você está visualizando atualmente O Preço de uma ação caiu, e agora?

O Preço de uma ação caiu, e agora?

Esta é a pergunta de milhões: a ação x caiu, como devo me comportar frente a este evento?

Imagem retirada da internet

Como já dizia o gênio dos investimentos, Warren Buffett: “o mercado é uma máquina que transfere dinheiro dos impacientes para os pacientes”.

Ele é realmente um gênio e define claramente o que devemos fazer quando o preço de uma ação cai: ter paciência e observar os itens que fazem a diferença quem qualquer queda de ação.

Mais do que observar o movimento de queda, devemos saber o que fazer quando o preço da ação cair. Entender isto fara com que você se mantenha no mercado de bolsa de valores sem grandes traumas e te levará cada vez mais longe neste universo de investimentos.

Abaixo deixo algumas dicas de como se comportar neste momento importante.

  1. Analise os fundamentos da empresa:

A escola de analise fundamentalista é conhecida de caracterizada por ser uma das mais coerentes e sustentáveis quando se diz respeito ao longo prazo.

Investiu em determinada empresa? Analise e reanalise, se necessário for, os fundamentos da empresa. Detalhes importantes devem ser levados em conta para que sua decisão seja pautada. Como está o caixa desta empresa? Como é o ambiente corporativo desta organização? Analisou esta empresa com o aspecto macroeconômico? E Quanto ao aspecto microeconômico? Governança corporativa?

Quando você levanta estes itens e realiza as comparações necessárias, você está embasando de maneira intensa sua tomada de decisão.

Vale observar também se após(ou durante) a queda os fundamentos desta empresa mudou? A empresa permanece com lucros constantes e endividamento controlado? Se sim, não há motivos claros para que você venda suas ações!

  • Reflita sobre os motivos que você comprou suas ações:

Para o investidor de longo prazo comprar ações significa nada mais nada menos do que uma forma, um instrumento de alcançar o objetivo principal que é rentabilizar o seu capital e aumentar seu patrimônio.

Para se considerar um investidor de longo prazo você precisa ter visão de futuro. Seu principal foco deve ser estar entre as cadeiras (físicas ou digitais) de sócios de grandes empresas e instituições almejando ter rendimentos que justifiquem seu investimento inicial.

O investimento a longo prazo significa que você comprará, com base em fundamentos, ações das melhores empresas e ira segurá-las por tempo indeterminado, enquanto você julgar e analisar que estas possuem múltiplos atrativos.

Levando em conta tais observações, quando e se uma ação estiver em queda você deve se lembrar dos motivos inicialmente analisados para esta compra e se perguntar se os motivos para possuir esta ação ainda estão bem justificados. Se após esta analise você perceber que sim, mantenha esta ação em seu portifólio.

  • Tenha visão de longo prazo:

O investidor que entendeu que deve ter visão de longo prazo, normalmente são os mais bem sucedidos no que tange à Bolsa de Valores e a este mundo de investimentos!

Ao se identificar como um investidor de longo prazo você deve entender que sua missão vai muito além de observar o ativo diariamente e suas oscilações de curto prazo. Você deve ter em mente que deve ser socio de grandes empresas e que é este o passo que te levará ao sucesso.

Estudos recentes mostram que no longo prazo a renda variável é sempre a opção mais rentável e o investidor que realmente deseja ter sucesso deve focar no longo prazo!

Lembre-se: mesmo em momentos de crise e queda, no longo prazo o resultado é sempre positivo!  Essa é a filosofia que todo investidor deveria ter do mercado financeiro.

  • Ações em queda = melhores oportunidades:

Nós, investidores, precisamos antes de tudo entender que o preço de uma ação oscila, tanto positivamente como negativamente.

Então, pensemos: se a empresa vai bem e suas ações estão caindo, este pode ser um presente do universo para você! Entendamos:

Para o impaciente, o cenário de queda ou crise gera a sensação de pânico e de prejuízo eminente. No entanto, para o paciente, este cenário gera grandes oportunidades de se posicionar nesta ação.

Para investidores que entendem esta prerrogativa uma empresa que passa por um excelente momento, mas suas ações estão em queda este pode ser o melhor momento para aumentar sua posição e realizar novas compras.

  • Entenda a lógica da renda variável:

O mercado NÃO sobe em linha reta. As ações NÃO sobem em linha reta. Dentro de um período de tempo de 10 anos o investidor vai perceber por vezes oscilações de valorização e desvalorização consideráveis do seu patrimônio e isso é completamente natural dentro do mercado.

O problema é que a maioria dos investidores não sabe lidar com a queda no preço dos ativos principalmente porque não entendem ou desconhecem esta lógica de mercado.

Crises econômicas e ruídos políticos podem e vão quase sempre afetar direta ou indiretamente os preços das ações! Então, devemos nos atentar e buscar informações para que possamos entender qual é o fator que esta impactando no momento atual o preço das ações.

E ai, o que fazer se estou posicionado e percebo diante dos meus olhos a ação despencar?

Acalme-se e busque entender qual é a maior motivação para a queda dos preços.

Se o preço em queda dor produto de problemas nos negócios da empresa, é hora de repensar sobre o ativo escolhido.

Se for reflexo de outros fatores e não houver ligação com os fundamentos da empresa, mantenha sua ação e pense em se posicionar ainda mais alavancado!

  • Diversifique seus investimentos:

A máxima existente e que você possivelmente já deve ter escutado por ai é: não deposite todos os seus ovos em uma cesta só!

Esta é uma máxima antiga, mas cheia de significados. Devemos levá-la em conta no que diz respeito aos nossos investimentos.

Seja você, um investidor com perfil conservador, com perfil moderado ou ainda com perfil agressivo, se você quer realizar um investimento que proporcione um portifólio de sucesso, diversificar é a ferramenta ideal para reduzir a exposição ao risco e alcançar retornos consideráveis.

Por fim, a resposta para a pergunta de milhões é que quando uma ação cair você deve ter foco, analisar e ter paciência na tomada de decisões. Agir de forma precipitada é contrário ao que o investidor de logo prazo prega.